MAIS DETALHES SOBRE O II ENCONTRO COM TRINA ROBBINS

MAIS DETALHES SOBRE O II ENCONTRO COM TRINA ROBBINS


II ENCONTRO DE QUADRINISTAS COM TRINA ROBBINS

Promoção:
ASPAS – Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial
 Programa de pós graduação em Tecnologias da imagem PPGTLCOM, da ECO- UFRJ
Blooks Livraria

QUANDO?
Dia 28 de setembro de 2017, das 10h às 12h.

ONDE?
Na ECO – UFRJ/Campus Urca

Como vai funcionar?
Seguindo a dinâmica de 2015, Trina vai fazer uma apresentação do seu trabalho e da sua experiência como quadrinista. Em seguida, as quadrinistas brasileiras inscritas vão fazer o mesmo, em um tempo estimado de 15 minutos. Logo após será aberto para Trina fazer perguntas a elas e o público presente, posteriormente, poderá fazer o mesmo. A professora Maiara Alvim atuará como intérprete.

Quem pode participar?
O encontro é aberto ao público geral, mas apenas as quadrinistas previamente inscritas poderão apresentar seus trabalhos. O público pode interagir com perguntas.

Quadrinistas inscritas e confirmadas para a roda de conversa com Trina Robbins


Aline Lemos - Nasceu e mora em Belo Horizonte, onde faz e publica quadrinhos de forma independente desde 2013. É Mestre em História e possui formação complementar em Design Gráfico e Artes Plásticas. Atualmente, é colaboradora nos portais Lady’s Comics e Marsam Graphics.

Beliza Buzzolo - Nerd mineira, tem graduação em Publicidade pela Universidade de São Paulo, e mestrado em Pão de Queijo com Doce de Leite. Quadrinista que assina o Na Ponta da Língua, Beliza mistura humor e ativismo feminista e LBT. Seu trabalho foca em mídias online (facebook e tumblr) com extenso alcance, mas também possui publicações impressas como o zine NPLD e o zine Divertida Diversidade. Também promoveu uma ocupação artística em sua cidade natal, Uberaba. Participa ativamente da comunidade tanto LGBT quanto de quadrinhos realizando palestras, participando de eventos e de rodas de discussão. Seu ativismo lhe rendeu lugar na lista "10 Lésbicas do Nosso Brasil; Memória e Atuação" feita pelo [SSEX BBOX].  (Um orgulho secreto seu é ter participado de um painel juntamente com um de seus ídolos, David Lloy sobre "Quadrinhos como forma de protesto" na GGRF).

Catia Ana Baldoino  - Mestranda em Estudos Literários no Programa de Pós-graduação Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, sob orientação do Prof. Dr. Jorge Alves Santana. Publicou de 2010 a 2016 a HQtrônica "O Diário de Virgínia" (http://www.odiariodevirginia.com), que concorreu em 2011 e 2015 ao Troféu HQmix na categoria webquadrinhos. É membro associado da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial).

Crau da Ilha - Maria Cláudia França Nogueira é paulistana apaixonada por Ilhabela, quadrinista, pintora, poeta e mãe de quatro filhos. Com mais de 40 anos de carreira, Crau, como prefere ser chamada, é formada em Tecnologia em Produção Multimídia, no Centro Universitário Módulo e, recém graduada em Engenharia de Aquicultura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Antes das graduações, Crau fez curso técnico de desenho de comunicação no colégio técnico Iadê, ainda no ensino médio. Curiosa, sempre se interessou pelos tipos e contrastes do Brasil, sendo esse o grande gatilho para os desenhos de humor. No início, seu trabalho foi publicado na revista O Bicho, onde trabalhou também como redatora ao lado do humorista Fortuna. Na sequência, atuou em vários jornais no litoral norte de São Paulo. Em 1997 obteve o 3º lugar no Mapa Cultural Paulista, com a História em Quadrinhos Um casal (des)prevenido vale por 3. Nessa época, idealizou A Periquita, uma publicação de humor gráfico reunindo mulheres. Embora tenha provocado um movimento aglutinador, a revista não chegou a ser editada na época. Em 2013, editou a revista-livro As Periquitas, que chegou a ser indicada para o Prêmio HQ Mix, Publicação de Humor Gráfico de 2014.

Jéssica Azevedo - Museóloga com mestrado em preservação do patrimônio cultural pelo IPHAN. Colaboradora do blog Delirium Nerd, roteirista e desenhista.

Luli Penna - É ilustradora e cartunista. Publicou seus cartuns em zines, revistas femininas, caderno Ilustríssima, seção Quadrinhas da Ilustrada e revista Piauí. Publicou o livro de cartuns Totalmente Grávida pela Publifolha. Foi a primeira mulher a publicar cartum político na página 2 da Folha de S. Paulo, cobrindo por duas vezes as férias do Angeli. É autora da HQ Sem Dó, a ser lançada pela Editora Todavia em outubro.

Rebeca Silva - Formada em Desenho Industrial com ênfase em Programação Visual, especialista em Design e Ilustração e atualmente fazendo Pintura na UFRJ. Trabalha com ilustração e quadrinhos e em parceria com grupo Gibizeira, leva seus quadrinhos por todo o estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de difundir os quadrinhos e a literatura ilustrada para as classes mais baixas. Tendo já ter participado de outros eventos pelo Brasil, como a Bienal de Quadrinhos de Curitiba (Gibicon) e a Bienal do Livro Rio. Ministra palestras e aulas, tanto em universidades, como em escolas da área, lecionando sobre a importância do ilustrador e do livro ilustrado e como funciona seu processo criativo, tanto em roteiro quanto em ilustração. Em 2016 publicou seu primeiro livro totalmente independente chamado Submodos, com foco no público infantil com um discurso sobre a preservação da vida e do meio ambiente.

Thais Linhares - Quadrinista, roteirista, entre outros pecados. Na literatura, um satisfatório prêmio Jabuti (2016) e Prêmio White Ravens (2015) para a obra ilustrada "Iluminuras". Em quadrinho, prefere o  arte-ativismo + fantasia/fc com seu zine Grimoire. Pra TV/cinema, produziu roteiros, pichtings e cenografias de produções da 2DLab e Multirio. Atua como comunicadora em Direitos Humanos, prioritariamente no DDH – Instituto de Defensores de Direitos Humanos e Revista Vírus. Membro dos coletivos feministas Revista Periquitas, e ilustradora do Slam das Minas RJ.

Veja algumas fotos do encontro anterior, na Gibiteca Henfil, em 2015: