Para visualizar as centenas de fotos do evento, clique aqui:
CIRCULAR 001/2015
APRESENTAÇÃO
O Entre Aspas é um encontro promovido pela Associação de
Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) com o objetivo de reunir seus associados
e associadas, a cada dois anos, na cidade de Leopoldina, sede física da ASPAS.
A ASPAS surgiu devido ao grande número de pesquisadores e
pesquisadoras envolvidos com o universo da Arte Sequencial e a realização de
estudos em diversas áreas do conhecimento que utilizaram, em especial, as
histórias em quadrinhos como objetos de suas análises.
Como uma área de estudo
em formação, é crescente a demanda pela reflexão do fazer metodológico para
lidar com a linguagem dos quadrinhos: como fazer? como definir objetos e
problemas? quais são os métodos analíticos relevantes para a área? Se alguns a
consideram como uma arte autônoma ou uma linguagem própria, é preciso investir
na reflexão epistemológica sobre as pesquisas já realizadas e as necessidades
deste novo campo se consolidar na academia.
Não apenas como subtema das
pesquisas nas diversas áreas do conhecimento, mas buscar um espaço próprio
adequado às suas necessidades e ao seu objeto, aprofundando, assim, os espaços
para pesquisas sobre, e até mesmo em, artes sequencias. Por exemplo, a UFPB foi
pioneira na inscrição de um Mestrado Acadêmico em Histórias em Quadrinhos no
Brasil, que apesar de aprovado em diversas instâncias, não foi autorizado pela
CAPES.
Ações semelhantes já ocorreram com as expressões circunvizinhas dos
quadrinhos como o Cinema e o Desenho e estes só ganharam a autonomia merecida
após investirem na reflexão metodológica e desenvolverem estudos desta ordem.
Investir nesta temática ajudará, certamente, a consolidar o campo da pesquisa no
Brasil. E ninguém melhor que os pesquisadores e as pesquisadoras reunidos numa
associação de pesquisa sobre quadrinhos para promover este espaço de
fomentação.
O tema escolhido para o encontro de 2015 foi “Metodologia da
Pesquisa sobre Quadrinhos”. Serão realizados Grupos de Trabalho (GTs),
divididos por áreas de interesse, onde o tema geral será debatido, experiências
serão apresentadas e relatórios de pesquisa produzidos. Por ser, também, um
encontro administrativo, parte da programação será reservada para questões
internas da ASPAS, compreenderá ainda a assembleia geral da associação.
Aberta
a todos os associados, nela serão apresentadas propostas de ação efetiva e será
escolhida uma nova diretoria cujo mandato terá a duração de dois anos. Parte da
sua programação será voltada a mesas e debates acerca dos rumos futuros da
ASPAS e da pesquisa em Arte Sequencial no Brasil.
COMUNICAÇÕES COORDENADAS (TEMAS LIVRES)
·
Divulgação de pesquisas em andamento;
·
Trabalhos apresentados em outros congressos;
·
Trabalhos de revisão e análises de publicações que não se enquadrem no tema
geral;
·
Apresentação de Monografias, Dissertações e Teses defendidas ou em andamento.
A proposta de apresentação oral deve ser encaminhada em um arquivo no
formato Microsoft Word 2003 ou 2007 (extensão .doc ou .docx), seguindo
estritamente o modelo abaixo:
Os textos completos deverão ser enviados dentro do prazo estipulado no
cronograma do evento e terão a seguinte formatação:
· Os
textos devem ser apresentados em formato A4 (21,0cm X 29,7cm); · Margem superior e
esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;
·
Espaço entre linhas de 1,5 e fonte Arial, tamanho 12 para o texto e tamanho 10
para as citações longas, notas de rodapé, paginação e legendas das ilustrações
e tabelas.
· As
ilustrações podem ter uma resolução de 300dpi;
· O
alinhamento dos parágrafos deve ser justificado, exceto as referências que devem
ser alinhadas apenas na margem esquerda.
REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO
A reunião terá a seguinte pauta (à qual podem ser futuramente
acrescentados outros itens):
·
Balanço do último ano (Ações Efetivas);
·
Balanço dos Projetos em andamento;
·
Exposição dos Novos Filiados;
·
Eleição da Nova Diretoria;
·
Distribuição de Funções Colaborativas entre os Sócios;
·
Aprovação dos Editais da Associação para o Biênio 2015-2017;
·
Outros assuntos relevantes.
CRONOGRAMA
Inscrições para ouvintes 02 de março até 15 de maio de 2015
Inscrições para comunicações 02 de março a até 30 de abril de 2015
Envio de resumos/proposta de oficina 02 de março até 30 de abril de
2015
Resultado/Divulgação dos Trabalhos aceitos 04 de maio de maio
Envio de textos completos 04 de maio até 02 de julho de 2015
Prazo para quitação de anuidade(s) Até 04 de maio
ORGANIZAÇÃO
- Amaro Xavier Braga Jr.
- Iuri Andreas Reblin
- Natania A. Silva Nogueira
- Thiago Monteiro Bernardo