2016 - III FNPAS





 


A Edição completa do Caderno de Resumos bem como a programação III FNPAS estão disponíveis neste link.

O e-book com os trabalhos completos do III FNPAS estão disponíveis neste link.


Apresentação

Promovido pela Associação Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS) em parceria com o Grupo de pesquisa Criação e Ciberarte (UFG), contando com o apoio do Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás, o III Fórum Nacional de Pesquisadores em Arte Sequencial (III FNPAS) terá como tema “A Arte dos Quadrinhos”. Nos três dias de sua realização o fórum envolve a apresentação de comunicações, exposição de quadrinhos, mesas redondas, lançamentos, performance e oficinas.

A UFG é a primeira universidade da região centro-oeste a sediar o fórum, resultando na vinda de pesquisadores brasileiros de referência e outros emergentes que apresentarão suas comunicações durante o III FNPAS, participarão de mesas redondas e ministrarão oficinas. As abordagens conceituais do fórum passam pela relação do artista com a obra e /ou mercado; criações de artistas que se apropriam da linguagem dos quadrinhos; o quadrinho como arte; processos de criação em quadrinhos; história dos quadrinhos; interseções entre HQs e outras mídias e/ou formas artísticas e temas correlatos que tenham no escopo a arte e as múltiplas visualidades.

O evento objetiva integrar e estabelecer relações entre os pesquisadores de histórias em quadrinhos, alunos de graduação e pós-graduação da UFG e de outras universidades da cidade e região com os participantes de todo o país que virão à Goiânia para o III FNPAS. O programa envolve atividades abertas para alunos de graduação e pós-graduação da UFG e de outras universidades da região, visando ampliar a percepção do universo de pesquisa e de criação de histórias em quadrinhos, incluindo duas oficinas de criação, mais de 60 comunicações aprovadas para serem apresentadas em grupos de trabalho, 2 mesas redondas com a participação de pesquisadores de respaldo nacional e internacional, lançamentos de livros e quadrinhos, e uma performance do grupo Posthuman Tantra (FAV/UFG) – que utiliza a linguagem visual e narrativa das HQs em suas apresentações. Incluirá também uma exposição de quadrinhos fruto de pesquisa sobre a linguagem experimental dos HQforismos desenvolvida no grupo de pesquisa Criação e Ciberarte, a exposição objetiva promover a reflexão sobre a importância da criação artística para os pesquisadores da área de artes e afins.

O III FNPAS é uma ação visando consolidar ainda mais a pesquisa acadêmica na área das histórias em quadrinhos no Brasil, na região centro-oeste e na UFG. Sejam todos bem vindos à Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Prof. Dr. Edgar Franco (Ciberpajé)
(Coordenador geral do III FNPAS).