Diretoria



Gestão 2023-2025

Diretoria eleita após eleição virtual e apuração em assembleia extraordinária em 03 de junho de 2023.


Natania Aparecida da Silva Nogueira
Coordenadora Geral

Possui Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (1992), mestrado em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2015) e doutorado em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2022). Atualmente é professor do ensino fundamental ii - Colégio Imaculada Conceição - Leopoldina e professora de ensino fundamental da Prefeitura Municipal de Leopoldina - Secretaria Municipal de de Educação. Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural, história em quadrinhos, histórias local, história das mulheres, memória e educação patrimonial.



Lucio Luiz Corrêa da Silva
Diretoria Administrativa

Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Gama Filho (1998), mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2018). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Educação, com ênfase em Administração Educacional, Produção Editorial, Produção de Conteúdo e Pesquisa Acadêmica. Como pesquisador, atua principalmente nos seguintes temas: cibercultura, podcast, história em quadrinhos, cultura participativa e letramento digital.



Guilherme Sfredo Miorando
Diretoria Financeira

Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade dos Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Memória Social e Bens Culturais na Universidade La Salle (UNILASALLE). Possui Especialização em Histórias em Quadrinhos (2019), pela Faculdade EST. Também possui Especialização em Imagem Publicitária (2006) e Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS (2004). Atua como designer gráfico, redator e roteirista. Faz parte do conselho editorial da Não Editora. Faz parte do grupo de pesquisa em Cultura pop, Mídia e Arte Sequencial (Cult de Cultura), da Faculdade EST, desde 2017. Faz parte da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), desde 2018. Também a partir deste ano, se tornou Professor Conteudista na Especialização EaD em Histórias em Quadrinhos da Faculdade EST em São Leopoldo/RS nas disciplinas de Histórias em Quadrinhos: Definições Conceituais e Produção de Histórias em Quadrinhos. Curador da Gibiteca da Biblioteca Pública do Estado (RS) desde sua fundação em 5 de novembro de 2021. Seus interesses de pesquisa são transdisciplinares e incluem as histórias em quadrinhos, a memória coletiva, os bens culturais, a comunicação, o design, as narrativas, as linguagens, a educação, os estudos feministas e de gênero e a teoria queer. 

Nataniel dos Santos Gomes
Diretoria Cultural

Pós-doutor em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), nos cursos de graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado) enos programas de pós-graduação em Letras. É líder do Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos (NuPeQ), do Núcleo de Línguas Indígenas de Mato Grosso do Sul (NuLIMS), pesquisador do Grupo de Semiótica, Leitura e Produção de Texto (SELEPROT), membro da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial (ASPAS), do CiFEFiL (Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos) e da Associação Internacional de Linguística do Português (AILP).

Gestão 2021-2023

Diretoria eleita após eleição virtual e apuração em assembleia extraordinária em 25 de junho de 2021.

Sabrina Paixão
Coordenadora Geral

Doutora pela Faculdade de Educação da USP na linha de pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação. Mestra pela mesma instituição com a dissertação "Nas trilhas do herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Formação". Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Membro do Lab_Arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura) e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura).Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP. 


Gustavo Montalvão Freixo
Diretor cultural

Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense com a dissertação "Sob a sombra do apocalipse: o medo do fim do mundo nas revistas em quadrinhos da guerra fria Reaganista (1980-1989)". Dedica-se a estudar a relação dos mecanismos midiáticos na formação dos imaginários políticos e da cultura política. Trabalha com a relação entre a Cultura da Mídia e a História, com ênfase sobre o papel dos universos ficcionais na formação do imaginário. Analisando a História da América contemporânea e História Geral contemporânea. Mantém o canal Projeto Histudando no Youtube.
 

 

Maiara Alvim de Almeida
Diretora administrativa

Doutora em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com o trabalho "Leitores e autores na era da web 2.0: Webcomics, narrativas hipertextuais e participação". Mestra em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora . Bacharela em Letras - ênfase em Tradução de língua inglesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Licenciada em Letras - língua inglesa e respectivas literaturas e língua portuguesa e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal do Rio de Janeiro, no Campus Avançado Resende, lecionando disciplinas nas áreas de português e inglês. 

 

Attila Piovesan
Diretor Financeiro

Graduado em Administração pela Universidade de Vila Velha e possui, pela mesma instituição, graduação em Comunicação Social (Jornalismo). É mestre e doutor em Letras (área de concentração: Estudos Literários) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo com a tese "Et in Arcadia ego: Marquês de Sade e a construção da utopia em Os Invisíveis de Grant Morrison". Trabalha com a interseção entre quadrinhos, comunicação e literatura a partir de uma perspectiva interdisciplinar que abarca teorias literárias, história, filosofia, sociologia e semiótica. Nas horas vagas, se não estiver lendo um livro ou HQ, gosta de estudar teoria dramática e epistemologia.

 


Gestões anteriores

2019 - 2021

Diretoria eleita em assembleia durante o IV Entre ASPAS, em 30 de maio de 2019.

Sabrina Paixão
Coordenadora Geral

Doutora pela Faculdade de Educação da USP na linha de pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação. Mestra pela mesma instituição com a dissertação "Nas trilhas do herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Formação". Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Membro do Lab_Arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura) e do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura).Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP.

Ivan Carlo
Diretor cultural

Ivan Carlo Andrade de Oliveira é mestre em comunicação e doutor em arte e cultura visual. Com o pseudônimo de Gian Danton tem escrito quadrinhos desde a década de 90. Autor de diversos livros, entre eles o Como escrever quadrinhos (Marca de fantasia) e Grafipar, a editora que saiu do eixo (Kalaco), ambos finalistas do prêmio HQ Mix.

 

Attila Piovesan
Diretor administrativa

Graduado em Administração pelo Centro Universitário de Vila Velha (2003) e possui, pela mesma instituição, graduação em Comunicação Social (Jornalismo). É Mestre em Letras (área de concentração: Estudos Literários) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é doutorando em Letras (área de concentração: Estudos Literários) pelo mesmo programa. Trabalha com a interseção entre quadrinhos, comunicação e literatura seja pela História, Filosofia ou Semiótica. Nas horas vagas gosta de estudar teoria dramática e epistemologia. 

 
 

Valéria Aparecida Bari
Diretora Financeira

Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFS) e Conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia da Quinta Região (CRB-5). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). É líder do PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações.



2017 - 2019

Diretoria eleita em assembleia durante o III Entre ASPAS, em 26 de maio de 2017.

Natania A Silva Nogueira
Coodenadora Geral

Possui Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cataguases (1992), especialização (lato sensu) em História do Brasil pela UFJF (1997) e Mestrado em História pela Universidade Salgado de Oliveira. É professora do Ensino Fundamental II no município de Leopoldina, na Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado e no Colégio Imaculada Conceição. É membro da Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA) e da Academia Lavrense de Letras (ALL). Tem experiência em pesquisa na área de História, com ênfase nos seguintes temas: história cultural, história regional, história das mulheres, histórias em quadrinhos, ensino de história e educação.


Sabrina Paixão
Diretora Cultural

Mestra pela Faculdade de Educação da USP, na linha de pesquisa de Cultura, Educação e Organização com a dissertação "Nas trilhas do herói: Histórias em Quadrinhos & Itinerários de Formação". Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Monitora do Núcleo de Vivências e Experimentações em Histórias em Quadrinhos do Lab_Arte (laboratório experimental de arte-educação & cultura), na Faculdade de Educação da USP. Pesquisadora do GEIFEC (Grupo de Estudos sobre Itinerários de Formação em Educação e Cultura) e membro da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial).

 

Valéria Aparecida Bari
Diretora Financeira

Vice-Diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFS) e Conselheira do Conselho Regional de Biblioteconomia da Quinta Região (CRB-5). Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (2008). É líder do PLENA - GRUPO DE PESQUISA EM LEITURA, ESCRITA E NARRATIVA: Cultura, Mediação, Apresentação Gráfica, Editoração, Manifestações.


Amaro Xavier Braga Jr

Diretor Administrativo

É Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais (UFPE), Especialista em Ensino de História das Artes e das Religiões (UFRPE), Especialista em Artes Visuais (SENAC), Especialização em Gestão de Educação à Distância (UCB/Escola do Exército) e Mestre e Doutor em Sociologia (UFPE). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase na Sociologia dos Objetos e atuando principalmente nos seguintes temas: Histórias em Quadrinhos e Educação; Comportamento e Sociedade; Identidade e Cultura Popular e Religião Comparada.