Parceiros






Núcleos e grupos de pesquisa

Cult de Cultura: Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte Sequencial, Mídias e Cultura Pop
 
A proposta deste grupo de pesquisa é ser um espaço de discussão e pesquisa interdisciplinar, no qual diferentes pesquisadores, de diferentes áreas do conhecimento (especialmente das áreas das ciências humanas e das ciências sociais aplicadas) e de distintas regiões do Brasil, buscam compreender os bens culturais contemporâneos nas dinâmicas que regem seus principais veículos, as diferentes mídias, ocupando-se, em especial com a arte sequencial: filmes, animações e quadrinhos. Enquanto Grupo de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Faculdades EST, a teologia é a promotora e interlocutora deste diálogo interdisciplinar com a cultura pop em geral e a arte sequencial em especial.

Desse modo, os objetivos do Grupo podem ser assim definidos:
a) Analisar a inferência da teologia nas produções artístico-culturais contemporâneas;
b) Estudar a cultura pop e as dinâmicas inerentes às mídias (a tensão entre interesse de mercado e produção cultural);
c) Ser um espaço interdisciplinar de produção e referência de pesquisas sobre arte sequencial, mídia e cultura pop.
Saiba mais, clicando aqui!


 

NuPeQ-Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos

O NuPeQ (Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos), da UEMS, (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) tem como objetivo discutir a importância dos quadrinhos e sua interface com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. Foi criado em 2012, pelo Prof. Dr. Nataniel dos Santos Gomes e tem como vice-líder o Prof. Dr. Daniel Abrão.

O Núcleo também tem o canal “NuPeQ OFICIAL” no Youtube com o intuito de incentivar a leitura e discutir sobre Histórias em Quadrinhos. Já estão disponíveis palestras, entrevistas e resenhas feitas por pesquisadores da área. O canal foi criado durante a pandemia de Covid-19 para atender a demanda de escolas, universidades e interessados, já que antes o NuPeQ chegava a fazer 60 palestras, oficinas, cursos por ano.
Acesse em https://www.facebook.com/nupeq123.



Excelsior!
Grupo interdisciplinar de pesquisa em religião e cultura da mídia

  Concebido em 2015 e inscrito no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq) no ano seguinte, o Excelsior! é um grupo de pesquisa interdisciplinar alocado na Faculdade de Teologia e no curso de Comunicação Social do Centro Universitário Adventista de São Paulo, no Campus Engenheiro Coelho. Seu nome homenageia acatchphrase do escritor e empresário Stan Lee ao mesmo tempo que faz referência ao adjetivo “excelso”, muitas vezes ligado ao universo semântico do sagrado e do divino.

O projeto de pesquisa do Excelsior! consiste em investigar a relação entre os media e demais elementos da cultura pop (com ênfase em games, arte sequencial e ficção audiovisual) e a religião (com ênfase no adventismo e na cultura gospel). Ao estabelecer um diálogo entre religião e mídias, procura-se compreender aproximações e tensões entre produtos e processos da cultura midiática e seus correlatos cujo conteúdo e público-alvo são religiosos, isto é, procura-se investigar o uso da mídia pelos religiosos e a criação de produtos midiáticos cujo público-alvo é o religioso.

Nesse contexto, o grupo se propõe a analisar produtos e projetos midiáticos e de entretenimento do mercado gospel brasileiro, como aplicativos para celulares, games, jogos de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros-jogos, graphic novels e outros produtos de cultura pop de temática bíblica e/ou religiosa.

Além disso, o Excelsior! busca também compreender as raízes e motivações teológicas, históricas e sociológicas da relação adventismo-mídia e cultura gospel-mídia por meio da análise do pensamento e da postura eclesiástica sobre os media e outros produtos midiáticos.

Busca o Estudo da história do diálogo entre denominações religiosas e a arte sequencial, com ênfase na análise das motivações e dos pressupostos teológicos, sociológicos e comunicacionais da relação entre a religião, em especial a adventista, e as histórias em quadrinhos. Estudo da presença do fenômeno religioso na arte sequencial e da adaptação de histórias de natureza religiosa e bíblica para a linguagem dos quadrinhos.

Coordenadores: Dr. Allan Novaes e Esp. Felipe Carmo.

Saiba mais, clicando aqui.


ANZINE
Associação Nacional de Pesquisa em Fanzines

A Associação Nacional de Pesquisa em Fanzines (ANZINE) com sedes no IFF – Instituto Federal de Fluminense, em Macaé-RJ, cujo campus possui a Fanzinoteca de Macaé; e na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), campus Paulo Freire em Teixeira de Freitas-BA (a ser implementada); se propõe a ser uma associação de pesquisadores/as envolvidos/as com a pesquisa, criação e o desenvolvimento científico e pedagógico acerca dos Fanzines, com desmembramentos nos zines, biograficzines e zineletrônicos, e todas as demais manifestações do amplo espectro dos fanzines.

Acesse https://pt.calameo.com/read/00579748650cfac30546c.



Fanzinoteca IFF Macaé e iffanzine

Coordenado por Alberto de Souza, com alunos bolsistas do Instituto Federal Fluminense, a fanzionteca e seu projeto de extensão iffanzine, tem por objetivo divulgar a cultura do fanzine sobretudo para as novas gerações e oportunizar o espaço para a criação autoral e potencialização de talentos, através de oficinas e publicação de revistas desenvolvidas à maneira artesanal e livre, como é característica dos fanzines. Também realizarmos experiências de aplicabilidade do processo criativo dos fanzines no ensino-aprendizado.

Conheça e acompanhe em https://www.facebook.com/iffanzine
http://iffanzine.blogspot.com/



Lab_Arte: Núcleo de Vivências e Experimentações em HQ  

O Núcleo participa do Laboratório Experimental de Arte-Educação & Cultura, na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Coordenado por Sabrina da Paixão, a proposta do Núcleo de HQ é ser um espaço para troca de informações e conhecimentos sobre HQ, sua linguagem, suas possibilidades pedagógicas e, principalmente, como espaço de criação de HQ pelos participantes. Este Núcleo atende o público universitário da USP, além de ser aberto à comunidade. Os trabalhos produzidos por participantes do Núcleo pode ser conferido clicando aqui.


Associações e grupos de pesquisa internacionais


The Ink Link  

O The Ink Link é uma associação fundada por quadrinistas que, entre outras coisas, cria e materiais educacionais, especialmente na forma de Histórias em Quadrinhos, para projetos voltados para a promoção da saúde, dos direitos humanos, educação ambiental, etc. A associação considera os quadrinhos como uma ferramenta eficaz para o diálogo intercultural. A linguagem dos quadrinhos, por assim dizer, tem o poder de levar o conhecimento comunidades que passam por dificuldades em várias áreas, além de facilitar o diálogo entre diferentes culturas.
Saiba mais clicando aqui!