28º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE AMADORA

28º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BANDA DESENHADA DE AMADORA


Heróis do dia a dia e super-heróis, ficção e realidade, histórias ilustradas que se contam aos quadradinhos. A 28ª edição do Amadora BD, que acontece entre os dias 27 de outubro a 12 de novembro, organizado pela Câmara Municipal da Amadora, oferece uma vasta programação para toda a família - exposições, apresentações e lançamentos, sessões de autógrafos, cinema de animação e oficinas.

A animação eleva-se ao quadrado, num Festival em que “CONTAR O MUNDO. A reportagem em banda desenhada”, é o tema da exposição central. Se há temas da nossa atualidade que podem ser analisados, questionados, narrados através da linguagem da banda desenhada, este Festival traz-nos bons exemplos através de obras de referência que atravessam diferentes geografias e em que a reportagem jornalística e a BD se cruzam.

Esta é também a oportunidade de homenagear dois autores lendários, com duas exposições evocativas: Jack Kirby (1917-1994) pai do grande Capitão América e de muitos dos heróis da Marvel, e Will Eisner (1917-2005), um dos artistas que mais influenciou o desenvolvimento e divulgação da banda desenhada. No que toca a autores nacionais, o homenageado é Nuno Saraiva, que retratou o universo do fado e das suas personalidades no álbum Tudo Isto é Fado, vencedor do Prêmio Nacional de BD - Melhor Álbum Português 2016.

Mais informações:
Maria Teixeira Simões
934872128
amadorabd@newmatch.pt

Veja uma prévia do que vamos encontrar em Amadora
Jack Kirby (1917-1994)