II FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE ÖREBRO

II FESTIVAL INTERNACIONAL DE QUADRINHOS DE ÖREBRO



O II Festival Internacional e Quadrinhos de Örebro  (Örebro Seriefestival - Örebro International Comics Festival), vai acontecer nos dia 11 de  12 de novembro de 2017, na cidade de Örebro, na Suécia. O Festival tem como um dos organizadores Thomas Karlsson, atualmente presidente da Associação Sueca de Quadrinhos (Seriefrämjandet - The Swedish Comics Association) e membro honorário da ASPAS.

Durante o festival estarão expostos trabalhos de autores independentes, fanzines e editoras suecas também irão marcar presença. Haverá palestras e bate-papos com autores. Entre os convidados deste anos estão Sara Bergmark Elfgren, roteirista que vem se destacando tanto na área dos quadrinhos quanto no cinema. Sara, juntamente com o cartunista Karl Johnsson, que também é um dos convidados do festival deste ano, criaram a série Vei-bok  publicada em 2017. 

A série é uma história épica de fantasia inspirada na mitologia nórdica. O livro dois está previsto para 2018.  Vei-bok  teve os direitos de publicação vendidos para vários países. Outro quadrinho de sucesso de Sara Bergmark Elfgren  é The Deaths Voice, publicado em 2016 e indicado para o Prêmio Prix Europa 2016. 

Também já estão confirmadas as quadrinistas Yvette Gustafsson, criadora da séria Zak och Ting (Zak & Ting) e Sara Olausson, autora de Kvinnor ritar bara serier om mens (As mulheres apenas desenham quadrinhos de menstruação), uma antologia criada em quadrinhos de 30 ilustrações onde o assunto gire em torno do tabu "homem".

Destaque para o quadrinista  Ilpo Koskela, convidado internacional desta edição. Além de ter uma carreira de 30 anos como quadrinista, Koskela trabalhou como professor na escola de arte de Oulu. Em 2010, ele publicou seu livro de 156 páginas sobre a criação de quadrinhos. Este é o primeiro livro de texto mais completo neste campo, publicado na Finlândia nos últimos 20 anos. Em 2011, ele recebeu o título de Conselheiro de quadrinhos. Seus quadrinhos foram publicados na Suécia e em outros países, como a Argélia, onde participou de um Festival em Quadrinhos em 2015.

Para mais informações sobre o Festival Internacional de Quadrinhos de Örebro, clique aqui!